Avançar para o conteúdo
Home » Oração do Credo

Oração do Credo

• por

Oração do Credo, também conhecido como Credo Niceno-Constantinopolitano, é uma declaração de fé cristã comumente recitada durante a liturgia cristã. É considerado um dos credos mais importantes do cristianismo e é recitado por muitas denominações do cristianismo, incluindo as igrejas católica romana, ortodoxa oriental, anglicana e luterana.

A História e Origem da Oração do Credo

A Oração tem as suas raízes na Igreja Cristã primitiva, onde era usada como profissão de fé pelos novos convertidos antes do batismo. Foi adotado pela primeira vez como credo oficial no Concílio de Nicéia em 325 DC, onde foi formulado para contrariar os ensinamentos de Ário, que negava a divindade de Cristo. A versão original do credo era mais curta do que a comumente usada hoje e foi posteriormente expandida nos Concílios de Constantinopla em 381 DC e Calcedônia em 451 DC.

O Significado da Oração do Credo

A Oração é uma declaração de fé que encapsula os ensinamentos essenciais da Igreja Católica. Afirma a crença em um só Deus, que é o criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, que é Seu único Filho, nascido da Virgem Maria. Também reconhece o papel do Espírito Santo na vida dos crentes e a importância da Igreja como Corpo de Cristo. A oração serve como uma força unificadora entre os fiéis e é uma expressão da fé universal da Igreja Católica.

A Oração do Credo tem uma afirmação muito poderosa, ao afirmar de forma categórica que “creio em um só Deus, o Pai Todo-Poderoso, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis”.

A Oração do Credo cria um vínculo muito próprio entre você e Deus.

Você ao fazer esta oração para reafirmar sua fé, pode ter certeza absoluta de que se você orar com naturalidade, fidelidade, fé e honestidade, Deus estará, olhando por si epela sua vida como ele sempre faz.

oração do credo

ORAÇÃO DO CREDO

(Símbolo dos Apóstolos)

Creio em um só Deus,

Pai todo-poderoso,

Criador do céu e da terra

De todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,

Filho Unigênito de Deus,

nascido do Pai antes de todos os séculos:

Deus de Deus, Luz da Luz,

Deus verdadeiro de Deus verdadeiro.

Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

Por Ele todas as coisas foram feitas,

E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus

E encarnou pelo Espírito Santo,

no seio da Virgem Maria,

e Se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos,

padeceu e foi sepultado.

Ressuscitou ao terceiro dia,

conforme as Escrituras,

e subiu aos céus,

onde está sentado à direita do Pai.

De novo há-de vir em sua glória,

para julgar os vivos e os mortos,

e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo,

Senhor que dá a vida,

e procede do Pai e do Filho,

e com o Pai e o Filho

é adorado e glorificado:

Ele que falou pelos Profetas.

Creio na Igreja una, santa,

católica e apostólica.

Professo um só batismo

Para remissão dos pecados.

E espero a ressurreição dos mortos,

e vida do mundo que há-de vir.

Ámen.

Oração do Credo em video

Antes de rezar oração do credo, refugie-se num espaço reservado, onde você possa ficar sozinho e orar a Deus, sem presunção, sem qualquer mentira, apenas sinta a proteção da companhia de Deus, que o vê em segredo.

Qual a origem desta Oração?

Esta tem suas raízes na Igreja Cristã primitiva, onde era usada como profissão de fé pelos novos convertidos, antes do batismo.

Qual o seu significado?

A Oração é uma declaração de fé que encapsula os ensinamentos essenciais da Igreja Católica. Serve como uma força unificadora entre os fiéis e é uma expressão da fé universal da Igreja Católica.